Home > Apresentação

Casa-Estúdio Carlos Relvas

O Museu Casa-Estúdio Carlos Relvas, é uma estrutura cultural por excelência, que presta à comunidade um serviço direcionado para a preservação do património cultural do concelho de Golegã, procurando assegurar a transmissão da memória do legado do seu patrono, Carlos Relvas, garantir a referência à identidade local e desenvolver um serviço de preservação das peças em acervo, quer pela promoção de atividades de índole cultural dentro da natureza do seu acervo, principalmente direcionadas para a fotografia e história da fotografia, atendendo aos vários tipos de público que o visita.

O Museu Casa-Estúdio Carlos Relvas tem, no seu acervo, importantes coleções de Fotografia destacando-se o espólio do legado original e a coleção de originais em suporte de vidro e outros espécimes. Para além da fotografia e do importante núcleo de equipamentos fotográficos do século XIX, destacam-se também importantes coleções de Gravura; Espólio Documental; Pintura nomeadamente retrato; Mobiliário e Cerâmica, núcleos criados a partir do próprio atelier de Carlos Relvas. As coleções encontram-se apresentadas ao público, a partir dos seguintes núcleos:

A coleção Permanente: Composta por peças apresentadas em núcleos expositivos permanentes onde o discurso expositivo está organizado em três vertentes principais que incidem, especificamente, nas áreas da arte fotográfica, história das técnicas e tecnologias da fotografia; auto-biografia de Carlos Relvas - Vida e Obra - e arquitectura histórica do edifício, atelier de fotografia. Núcleo no qual a maioria das peças expostas provém do Legado original de Carlos Relvas e de doações, feitas por parte de instituições ou pessoas a título particular, e, ainda, de depósitos de obras cuja preservação é assegurada pelos recursos e meios técnicos e humanos do museu. Esta exposição distribuída nas várias salas e nos dois pisos do museu resulta num conjunto museológico bastante homogéneo no que toca à tipologia das peças, facto que o torna bastante rico do ponto de vista patrimonial, e que confere ao Museu Casa-Estúdio Carlos Relvas um carácter de excepção no conjunto dos museus locais existentes no distrito de Santarém.

Coleções Permanentes com renovações periódicas: Núcleos permanentes da sala de Espera e sala de Retoque onde são renovados periodicamente os objetos expostos e os diplomas peças do espólio documental dos prémios atribuídos a Carlos Relvas.

Exposições temporárias: O museu dispõe de um espaço de exposições temporárias, com coordenação da responsabilidade do museu e/ou em colaboração com entidades/artistas externos no âmbito da fotografia. As exposições temporárias têm como orientação temática Fotografia e Arte fotográfica e anualmente mantêm uma programação regular com um Número (aprox.) de 4 Exposições por ano; sendo pelo menos uma das quais proveniente das coleções de Carlos Relvas.

Destaque de algumas exposições: “Carlos Relvas e as suas coleções – Paisagens do Tejo e da Borda d’água”, Fotografia de Carlos Relvas; “A Feira da Golegã” – exposição de Fotografia de Marcos Fernandes.

O Museu desenvolve também outras actividades:

  • Visitas orientadas para diferentes públicos, mediante marcação prévia. Oficinas lúdico-pedagógicas desenvolvidas pelos serviços educativos do museu; apoio a Projectos Escolares e de investigação, pesquisas académicas na área da fotografia, da história e do património cultural.
  • Dinamização das actividades anuais de carácter nacional e internacional no âmbito dos museus, e do património cultural.